Departamento de Saúde de Saltinho inicia Campanha contra a Tuberculose

Saltinho, através do Departamento de Saúde, realiza neste mês as ações da Campanha contra a Tuberculose. Neste ano, a Campanha Nacional, realizada pelo Ministério da Saúde tem como tema “ Testar, Tratar, Vencer”.

Na Campanha do Ministério, distribuída à todas as Unidades de Saúde do país, existe um informe que disponibiliza orientações e respostas às perguntas mais comuns, como:

O QUE É A TUBERCULOSE?

É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

COMO SE PEGA A TUBERCULOSE?

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o dente com tuberculose espalha no ar as bactérias, que podem ser aspiradas no ar por outras pessoas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

COMO SABER SE ALGUÉM ESTÁ COM TUBERCULOSE?

Quem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose.

COMO SE PREVENIR DA TUBERCULOSE?

Ambientes fechados e mal ventilados favorecem à transmissão da doença. Luz solar e ventilação ajudam a prevenir.  A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

COMO SE TRATA A TUBERCULOSE?

Após diagnóstico na Unidade de Saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias, e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Qualquer unidade de Saúde do SUS pode diagnosticar a tuberculose. Procure a mais próxima de você.

A TUBERCULOSE É GRAVE?

Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor. Lembre-se, o tratamento deve ser realizado até o final.

No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de 4,5 mil mortes, em decorrência da doença.

Globalmente, mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.

Comunicado do Ministério da Saúde.

Em Saltinho:

A Unidade Mista de Saúde de Saltinho está localizada à Rua Professor Paulo da Silva Coelho, 525 – Centro. O telefone é o 3439-7710.

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...