• 2 b.jpg

Prefeitura de Saltinho dará início ao Projeto Piloto de Biodigestão do esgoto

Projeto representa uma solução eficaz para o tratamento do esgoto

Iniciativa do Departamento de Meio Ambiente de Saltinho realizará, nos próximos dias, a instalação de um biodigestor, nas dependências do viveiro municipal. A ação faz parte de um Projeto Piloto que visa mostrar a população uma alternativa ambientalmente correta no tratamento de esgoto.

A diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello esteve em Itatiba, na unidade da Empresa Fortlev, no dia 15 de agosto. A empresa doou o biodigestor para o Projeto Piloto no município.

O biodigestor pode ser utilizado em casas, sítios, fazendas ou qualquer outro local que precise de tratamento orgânico do esgoto sanitário.

O equipamento é mais eficiente que as fossas e tem, como principal qualidade, a não contaminação do solo, já que é impermeável.

Neste equipamento, o esgoto passa por um processo de biodigestão anaeróbica, que transforma a matéria orgânica em lodo estabilizado, biogás e esgoto tratado.

A intenção da iniciativa é a de que, através do Projeto Piloto, os moradores que ainda utilizem as fossas convencionais tenham conhecimento desta tecnologia, que colabora com a preservação do Meio Ambiente, visto que evita o contato dos resíduos com a água e o solo.

A diretora de Meio Ambiente de Saltinho destaca a importância da parceria da empresa Fortlev, que forneceu o biodigestor sem custos, assim como os esforços do vereador Denis Chiquito, que também esteve presente na visita à Unidade da empresa em Itatiba.