Departamento de Meio Ambiente orienta para o descarte correto de óleo lubrificante e de suas embalagens

Em tempos de discutir e se conscientizar cada vez mais sobre a produção e o destino correto do lixo, ainda existem muitos itens que geram dúvidas na hora do descarte. No caso específico do descarte de embalagens e de óleo lubrificante, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente elaborou um relatório que mapeou as áreas municipais com risco de contaminação por óleos lubrificantes e suas embalagens. O óleo lubrificante é um resíduo perigoso que, se não gerenciado adequadamente, pode trazer sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA, estabelece na resolução 362/2005, em seu artigo 1o. que “Todo óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos...”, já que considera que o descarte de óleo lubrificante usado ou contaminado de forma inadequada poderá afetar as propriedades do solo e cursos d’água, tendo em vista a presença de toxicidade e a geração de gases residuais nocivos ao meio ambiente e a saúde pública. A mesma resolução reconhece que o processo tecnológico denominado rerrefino, corresponde ao método ambientalmente mais seguro para a reciclagem do óleo lubrificante usado ou contaminado, e, portanto, a melhor alternativa de gestão ambiental deste tipo de resíduo.

Nos anos de 2017 e 2018, a Prefeitura de Saltinho realizou licitação através da qual a empresa vencedora ficou responsável pelo descarte do óleo lubrificante dos veículos da Prefeitura e das respectivas embalagens dos produtos.  Com isso, houve a redução em 99% da contaminação por esse tipo de material.

Como posso colaborar com o Meio Ambiente?

É sempre de fundamental importância que a população colabore com ações que evitem o descarte irregular de óleo lubrificante e de suas embalagens. Uma das dicas mais importantes é sempre buscar locais que trabalhem com o descarte correto destes resíduos, quando for trocar o óleo do carro e / ou que se informem junto onde realizar o descarte correto, caso o façam por conta.