Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 23/08/2019 - Confira os dias de coleta de lixo em Saltinho

    Ajudar a manter a cidade limpa é uma tarefa conjunta de Prefeitura, moradores e empresas de um município. Em Saltinho, o lixo é coletado às segundas e sextas-feiras na zona rural e, às terças, quintas e sábados na zona urbana.

    Mensalmente, as equipes da Prefeitura de Saltinho também realizam as Operações Cata Cacareco, que recolhe materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e itens que não podem ser descartados no lixo comum; e a Operação Cata Galho, que coleta de materiais decorrentes de podas - galhos das podas de árvores e plantas ornamentais decorrentes das limpezas de jardins e pomares dos munícipes e também das podas realizadas pela Prefeitura e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

    Por isso, para colaborar com a dinâmicas das ações, é fundamental que a população colabore com as equipes, tomando cuidados como:

    Disponibilizar o lixo, ou os materiais em local visível às equipes e de fácil acesso e somente nos dias de passagem das equipes. Esta ação impede por exemplo que estes descartes acumulem e acabem virando moradia para animais peçonhentos, ou mesmo criadouros para o mosquito da dengue, zika e chikungunya. Além disso, há também a questão do mau cheiro e dos animais, que podem rasgar os sacos em busca de comida, espalhando os detritos nas vias públicas.

    Alguns materiais não são recolhidos pelas equipes. São os casos de resto de construção civil. “Misturar” estes materiais entre o lixo comum atrasa o trabalho das equipes e pode colocar em risco a saúde dos coletores.

    Se por alguma razão você perdeu o dia de coleta, não descarte o seu lixo em terrenos, aterros, ruas, avenidas, florestas ou qualquer outro local que não seja propício, pois isso gera mais trabalho para as equipes, risco para os moradores e grandes impactos para o meio ambiente e também para a saúde de todos. Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

    Cuidar da sua cidade é cuidar de você e de quem você mais ama!

  • 23/08/2019 - Lançamento do Programa Parcerias Municipais do Governo Estadual conta com a participação de Saltinho

    O municipio de Saltinho foi representado, na tarde da última quinta-feira, dia 22 de agosto, no lançamento do evento de adesão dos municípios ao Programa Parcerias Municipais. A iniciativa do Programa é do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

    O evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, contou com a presença do prefeito Carlinhos Lisi, do vice-prefeito Helinho Bernardino, do governador do Estado João Dória, entre outras autoridades regionais e estaduais. 

    Como um de seus principais objetivos, o Programa Parcerias Municipais visa a implantação de uma nova relação entre as Prefeituras Municipais e a Secretaria de Desenvolvimento Regional, no tocante aos Repasse de Recursos.

    O PROGRAMA

    O Programa Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações.

    O objetivo do Programa é investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais.

  • 23/08/2019 - Oficina de Aprendizado de Montagem de Pipas tem inscrições abertas até 6 de setembro

    A Prefeitura de Saltinho, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS informa que as inscrições para a Oficina de Aprendizado de Montagem de Pipas estão abertas até o dia 6 de setembro. Ah e são abertas para todas as idades! E o Festival de Pipas será no dia 7 de setembro no Estádio Vicente Marino. Participem!

  • 22/08/2019 - Monitoramento digital em Saltinho recebe novas câmeras

    A Prefeitura de Saltinho deu sequência à operação de monitoramento digital pontos estratégicos do município, iniciada em julho de 2018, com a instalação de mais câmeras de segurança na cidade.

    Além do aumento da cobertura com a instalação de mais câmeras, algumas contam com a tecnologia LPR que possibilita a identificação das placas dos veículos.

    As câmeras com esta tecnologia também já estão em operação e são monitoradas de centrais instaladas nas sedes das Polícias Militar e Civil de Saltinho, a serviço das ações de segurança.

    O monitoramento digital potencializa as investigações, o combate aos crimes e inibe criminosos que “escolham” Saltinho como local de seus atos.

  • 17/08/2019 - Projeto Piloto de Biodigestão do Esgoto será implantado no viveiro municipal

    Projeto representa uma solução eficaz para o tratamento do esgoto

    Iniciativa do Departamento de Meio Ambiente de Saltinho realizará, nos próximos dias, a instalação de um biodigestor, nas dependências do viveiro municipal. A ação faz parte de um Projeto Piloto que visa mostrar a população uma alternativa ambientalmente correta no tratamento de esgoto.

    A diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello esteve em Itatiba, na unidade da Empresa Fortlev, no dia 15 de agosto. A empresa doou o biodigestor para o Projeto Piloto no município.

    O biodigestor pode ser utilizado em casas, sítios, fazendas ou qualquer outro local que precise de tratamento orgânico do esgoto sanitário.

    O equipamento é mais eficiente que as fossas e tem, como principal qualidade, a não contaminação do solo, já que é impermeável.

    Neste equipamento, o esgoto passa por um processo de biodigestão anaeróbica, que transforma a matéria orgânica em lodo estabilizado, biogás e esgoto tratado.

    A intenção da iniciativa é a de que, através do Projeto Piloto, os moradores que ainda utilizem as fossas convencionais tenham conhecimento desta tecnologia, que colabora com a preservação do Meio Ambiente, visto que evita o contato dos resíduos com a água e o solo.

    A diretora de Meio Ambiente de Saltinho destaca a importância da parceria da empresa Fortlev, que forneceu o biodigestor sem custos, assim como os esforços do vereador Denis Chiquito, que também esteve presente na visita à Unidade da empresa em Itatiba.

  • 17/08/2019 - Prefeitura de Saltinho e CPFL assinam projeto de arborização mais segura

    Iniciativa prevê a substituição de árvores que oferecem risco à rede elétrica e à população, além do plantio de 150 mudas

    A Prefeitura Municipal de Saltinho e a CPFL assinaram nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, um termo de compromisso para a revitalização urbana do município, por meio do Projeto Arborização Mais Segura.

    Estavam presentes à assinatura do termo de compromisso, que aconteceu no gabinete da Prefeitura, o prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi; a diretora de Meio Ambiente do município, Ariella Montebello e os representantes da CPFL Paulista: Marcos Rogério Vilares Fávaro, coordenador de Operações de Campo; Luciano de Sene Fernandes, consultor ambiental; Marcela Maria Dal Cere Paes de Almeida, consultora ambiental Jr.; e Marcus Marcelus Bueno – Consultor de Negócios.

    Como funciona o Projeto Arborização Mais Segura?

    As árvores que oferecem riscos à população serão identificadas por meio de um inventário realizado pelo Departamento de Meio Ambiente de Saltinho e, posteriormente, serão substituídas por novas mudas de espécies adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano.

    A previsão é de que seja realizado o plantio de 150 mudas, de espécies de árvores com porte adequado para o plantio sob a rede de energia elétrica. Este cuidado reduzirá a necessidade de podas e aumentará a segurança da população.

    A presença de galhos em meio à rede elétrica pode ser um risco para moradores e transeuntes. Em dias de chuva, as árvores que estão em contato com a rede elétrica podem tornar-se condutoras de energia e oferece risco de choques para quem encostar nelas.

    Para o prefeito Carlinhos Lisi, a parceria objetiva contribuir para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.

    O início dos trabalhos está previsto para as próximas semanas, conjuntamente entre CPFL e a Administração Municipal.

  • 15/08/2019 - Convênio que libera 100 mil reais em recursos para Saltinho foi assinado nesta quinta-feira, 15 de agosto

    Na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, Saltinho, assinou um convênio referente à Emenda Parlamentar nº 2019.076.015-5 que repassa à Prefeitura de Saltinho o valor de 100 mil reais para serviços. A emenda foi indicada pelo Deputado Roberto Morais.

    A reunião para a assinatura, aconteceu em Piracicaba e contou com as presenças do prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi; do vice-prefeito Helinho Bernardino; dos vereadores Amadeu Junior e Evandro Pereira; além do diretor-adjunto Administrativo, Marcelo Montebello.

    O prefeito Carlinhos Lisi agradeceu pessoalmente ao deputado e destacou a importância das parcerias para que o Executivo possa atender as demandas municipais, entregando bons serviços.