• Meio Ambiente 1.png

• Meio Ambiente 3.png

• Meio Ambiente 4.png

• Meio Ambiente 2.png

Projeto de Educação Ambiental é desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Professor Manoel Dias de Almeida

Um projeto para desenvolver e estabelecer ações de sensibilização, enfatizando o cuidado com a separação do material reciclável, a fim de mostrar para a comunidade escolar a importância de tal atitude, quando se fala em diminuição de resíduos sólidos descartados junto do lixo comum.

Esse é o objetivo de iniciativa, fruto de parceria entre o Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura de Saltinho e a Escola Estadual Professor Manoel Dias de Almeida, tendo como norte a Educação Ambiental.

Dentre as etapas do Projeto, no último dia 31 de maio, foi realizada uma visita ao aterro da Empresa CTR Essencial, conveniado à Prefeitura de Saltinho, com alunos do 3ºA e a Professora Elizabel Augusto. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada em 5 de junho.

A visita é de suma importância para que os alunos assumam o papel de multiplicadores efetivos junto a Sociedade Escolar e Municipal, assim como importante para que eles conheçam a empresa que recebe os resíduos do Município, e também para que os alunos possam observar a dimensão do aterro, a mistura dos resíduos recicláveis aos demais materiais orgânicos e o quanto isso, sem o devido descarte, é nocivo ao meio ambiente.

Outro destaque da visita ficou por conta da possibilidade de compreensão por parte dos alunos que, quando os resíduos recicláveis e reaproveitáveis são descartados de forma incorreta, deixam de possuir valor comercial. O projeto, assim, também evidencia a importância de ações como a Coleta Seletiva feita por coletores autônomos em Saltinho, ação vigente desde o dia 05 de abril deste ano.

Definição dos Agentes Ambientais Estudantis

O projeto tem também a finalidade de nomear os alunos do 3º ano do Ensino Médio (de 16 e 17 anos) como “Agentes Ambientais Estudantis”. Identificados através de um crachá personalizado, os agentes participarão de ações e atividades de educação ambiental que fazem parte do cronograma de ações do Município, supervisionadas pelo Departamento de Meio Ambiente. A iniciativa auxilia na multiplicação de boas maneiras e torna os alunos protagonistas na multiplicação de boas maneiras, no que se refere a questões relacionadas ao cuidado com o Meio Ambiente.

O Departamento de Meio Ambiente, Saneamento e Agricultura de Saltinho agradece à Diretoria, Corpo Docente e aos alunos da Escola Estadual Professor Manoel Dias de Almeida pela disponibilidade e engajamento nas ações de fundamental importância para todos.