Projeto de Meio Ambiente de Saltinho é finalista do 7° Prêmio Ação Pela Água

Ganhadores serão conhecidos em 17 de outubro

Uma iniciativa desenvolvida em Saltinho está entre as finalistas do 7° Prêmio Ação Pela Água. O prêmio criado em 2000 é considerado o Oscar da Água nas Bacias PCJ e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar e/ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

Saltinho concorreu com outros 90 resumos técnicos de projetos e reportagens e agora está entre os 23 finalistas, o que já confere ao município o certificado de “Notórios da Água”.

Todas as ações que concorrem ao 7º Prêmio Ação pela Água foram desenvolvidas com o objetivo de salientar o respeito ao meio ambiente e a gestão sustentável da água.

O município de Saltinho concorre na Categoria I – Poder Público de municípios associados ao Consórcio PCJ, com o Projeto de Recuperação de Nascentes.

Dentre os critérios de avaliação observados pela comissão julgadora, estão o impacto social gerado, a replicabilidade das ações e a originalidade dos projetos.

Os ganhadores do 7º Prêmio Ação pela Água serão conhecidos durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, no dia 17 de outubro, em evento que acontecerá no Via Appia, em Campinas (SP), e receberão o troféu “Olho d’água”, inspirado e produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

O 7º Prêmio pela Água é promovido pelo Consórcio PCJ conta com o apoio Institucional da Associação Brasileira Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Agência Nacional de Águas (ANA), ARES-PCJ, Agência de Bacias PCJ, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), do Observatório Governança da Água, Comitês PCJ, Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.