• 4.png

• WhatsApp Image 2019-10-18 at 10.47.03 (8).jpeg

• WhatsApp Image 2019-10-17 at 21.59.33 (1).jpeg

Projeto de Meio Ambiente de Saltinho é o vencedor do 7° Prêmio Ação Pela Água

O Projeto de Recuperação de Nascentes obteve reconhecimento regional na gestão sustentável da água.

Concorrendo na Categoria: Poder Público de municípios associados ao Consórcio PCJ, Saltinho superou as cidades de Piracicaba e Rio Claro, sendo o vencedor da sétima edição do Prêmio Ação pela Água. É a 1ª vez que o Município vence a premiação.

O prêmio, criado em 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias PCJ e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar e/ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

Dentre os critérios de avaliação observados pela comissão julgadora, estão o impacto social gerado, a replicabilidade das ações e a originalidade dos projetos.

A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, na noite desta quinta-feira, dia 17 de outubro em Campinas e contou com a participação de diversas autoridades e de técnicos das áreas. Representando o Município de Saltinho, estiveram presentes o prefeito Carlinhos Lisi, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Lúcia Bianquin Lisi, o vice-prefeito Helinho Bernardino, além da diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello.

A equipe de Saltinho recebeu o “Olho d’água”, inspirado e produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

O prefeito Carlinhos Lisi agradeceu ao Rotary, que em parceira com a Prefeitura Municipal auxiliou nos trabalhos de recuperação das nascentes, colaborando decisivamente para o sucesso do Projeto.

O vice-prefeito Helinho Bernardino parabenizou toda a população, pela mobilização em torno do Projeto.

Coautora do Projeto com o Engenheiro João Francisco de Lima, a diretora de Meio Ambiente Ariella Montebello também agradeceu a participação dos alunos das Escolas Municipais e dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os Idosos, mostrando que um dos motivos do reconhecimento do projeto está no engajamento da população, que abraçou as ações, comprovando o impacto social do Projeto.

Projeto de Nascentes

No dia 22 de setembro de 2017 o projeto foi iniciado com a recuperação de uma nascente, localizada ao lado da Estação de Tratamento de Água “Luis Delfini”, com o plantio simbólico de 26 mudas de árvores nativas, representando os 26 associados do Rotary Club de Saltinho. Na ocasião, o plantio foi realizado pelos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino – C.I.E.M.S. “Professor Roque Névio Fioravante” e C.I.E.M.S. “Nossa Senhora Aparecida”.

No ano de 2018, foram plantadas mais 30 mudas no mesmo local.

Em abril de 2019, o Rotary Club de Saltinho realizou o plantio de mais 50 mudas no mesmo local e, para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em maio, foi realizada visita ao Viveiro de Mudas, com explicação no local sobre a importância da proteção de nascentes, com a apresentação de uma nascente sadia, além do plantio de mais 60 mudas (20 pelos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade do CRAS e 40 pelo Interact de Saltinho) na mesma nascente.

Com o proposto nessa ação, a Prefeitura do Município de Saltinho através do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura, e o envolvimento do Rotary Club de Saltinho, do Interact de Saltinho e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade do CRAS visou realizar o trabalho de conscientização, pretendendo fazer com que a população, uma vez informada e envolvida na melhoria da recuperação de nascentes, percebesse a importância da conservação das matas ciliares, sendo esta ação gradativa e permanente.