• BASE PARA FOTOS.png

Conheça as ações da Patrulha Agrícola de Saltinho

Saltinho tem uma área total superior a 101 quilômetros quadrados, dos quais apenas 2,5 quilômetros quadrados são de área urbana. Nesta imensa maioria de área rural do Município, aproximadamente 90% de suas propriedades são pequenas e médias, de até 15 hectares.

Nestas, existem diferentes níveis tecnológicos de explorações agropecuárias, ao mesmo tempo em que ainda são utilizadas práticas rudimentares de produção.

São exemplos desta, as propriedades baseadas no regime de agricultura familiar, que desempenham papel de extraordinária relevância em termos econômicos e sociais.

A fim de prevenir problemas nas produções, que podem acarretar perdas financeiras para os empreendedores rurais, faz-se necessário acompanhamento profissional, além de suporte técnico. Itens que, muitas vezes, estão além das possibilidades dos produtores.

Atenta a este quadro, a Prefeitura de Saltinho criou a patrulha agrícola. Composta por dois tratores e nove implementos, a Patrulha Agrícola disponibiliza equipamentos que auxiliam a execução de trabalhos contratados como: conservação de solo, preparo, tratos culturais, plantio e colheita a baixo custo aos produtores rurais.

O objetivo da Patrulha Agrícola é facilitar e auxiliar a realização de serviços que os produtores rurais necessitam. Ações como o cuidado para evitar plantas daninhas, que competem com a cultura por nutrientes, água, luz, entre outros; manutenção do terreno limpo para não atrais animais e insetos peçonhentos; o acompanhamento atento e uso de técnicas de conservação de solo evitando as erosões laminares em sulcos inclusive voçoroca – colaboram para elevar a produção e a produtividade, evitando perdas do solo e de sua fertilidade.

Mais ações

Além da Patrulha Agrícola, a Prefeitura de Saltinho também disponibiliza, a baixo custo, equipamentos como retroescavadeira, moto niveladora e caminhão caçamba.

Para contar com estes suportes técnicos, o interessado necessita ir a Sede da Prefeitura de Saltinho e solicitar o serviço.

Além deste auxílio, o Departamento de Meio Ambiente e a Casa de Agricultura de Saltinho analisam criteriosamente e tecnicamente, através de um Engenheiro Agrônomo responsável, as características do solo, para que este seja adequadamente e racionalmente utilizado.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente, diretamente na sede da Prefeitura de Saltinho, ou através do telefone: 3439-7804.