• PLANTIO 2.png

• Eventos em Comemoração ao dia da água 5.jpg

• Eventos em Comemoração ao dia da água 3.jpg

• Eventos em Comemoração ao dia da água 2.jpg

Uma programação de eventos especiais marcou as comemorações ao Dia da Água

Entre os dias 21 de março e 1º de abril, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. A programação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse recurso natural vital e precioso, destacando a necessidade de preservação, o acesso a todos e a sustentabilidade no uso da água.

No dia 21 de março, a Praça José Fernando Bernardino passou a contar com um bebedouro, doado pela Sabesp, em comemoração aos 50 anos de sua atuação junto aos municípios. O bebedouro, que já está em funcionamento conta com acessibilidade, além de um local exclusivo para a hidratação dos pets.

Já no dia 22 de março, a programação contou com a realização de palestras para as cinco turmas do 5º ano das Escolas: C.I.E.M.S. Nossa Senhora Aparecida e Professor Roque Névio Fioravante, nos períodos manhã e tarde.

A atividade, ministrada pela assessora do Departamento de Meio Ambiente, Aline Leite, teve como título "De onde vem a nossa água? ” e abordou os mananciais de Saltinho. O assunto tem como referência o tema proposto pelo Consórcio PCJ – Resiliência Hídrica e Justiça Ambiental.

Na ocasião também foi realizada uma orientação sobre as informações contidas na conta de água.

No dia 23 de março, foi realizado, em parceria com o Rotary Club de Saltinho e seu projeto, denominado Renascentes, o plantio de 50 mudas em mata ciliar, na microbacia do córrego Saltinho. As árvores são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta, e desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, manutenção da biodiversidade, e influenciam positivamente na qualidade e quantidade da água.

Já no dia 25, as cinco turmas do 5º ano das Escolas C.I.E.M.S. Nossa Senhora Aparecida e Professor Roque Névio Fioravante participaram de visita técnica à Estação de tratamento de água (ETA) e à região da Nascente próxima à gruta Nossa Senhora Aparecida.

As atividades foram acompanhadas pela equipe da Sabesp – concessionária da gestão de recursos hídricos de Saltinho e pela assessora de Meio Ambiente do Município.

O dia 1º de abril contou com a apresentação e fixação no corredor principal do Paço Municipal dos desenhos e frases elaborados pelos alunos alusivas à preservação da água e ao cuidado com o Meio Ambiente. Os trabalhos contemplam as atividades desenvolvidas com os alunos nos ambientes escolares.

Na ocasião, todos os alunos ganharam medalhas de honra pela participação, das mãos do prefeito Helinho Bernardino e do presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Saltinho), Carlos Torrezan. Os alunos também receberam uma gotinha de borracha, ofertada pelo Consórcio PCJ.

Porque ações como essas são importantes?

Entre outros fatores, as ações se fazem de grande importância porque incentivam o conceito de que cada um de nós tem um papel a desempenhar na preservação da água, seja evitando o desperdício e tendo a consciência de seu uso racional. A conscientização promove uma responsabilidade compartilhada.

A água é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Conscientizar sobre sua preservação contribui para alcançar metas de desenvolvimento sustentável, como a garantia de água limpa e saneamento para todos.