Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 18/10/2019 - Alunos das Escolas Municipais passearam de trenzinho

    No mês em que se celebra o Dia das Crianças, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social proporcionou mais uma atividade.

    Na última terça-feira, dia 14 de outubro, os alunos das turmas da manhã e da tarde das Escolas E.M.E.I. “Professor Lúcio Ferraz de Arruda” e C.I.E.M.S. “Nossa Senhora Aparecida” passearam de trenzinho pelas principais ruas da cidade.

    Já na quinta-feira, dia 17 de outubro, foi a vez dos alunos das Escolas E.M.E.I “Gelsomina Atanásio Cassano” e C.I.E.M.S. “Roque Névio Fioravante” desfrutarem do passeio, que tem intenção de levar descontração e lazer às crianças.

  • 18/10/2019 - 7° Prêmio Ação Pela Água: Projeto de Saltinho é o ganhador

    O Projeto de Recuperação de Nascentes obteve reconhecimento regional na gestão sustentável da água.

    Concorrendo na Categoria: Poder Público de municípios associados ao Consórcio PCJ, Saltinho superou as cidades de Piracicaba e Rio Claro, sendo o vencedor da sétima edição do Prêmio Ação pela Água. É a 1ª vez que o Município vence a premiação.

    O prêmio, criado em 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias PCJ e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar e/ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

    Dentre os critérios de avaliação observados pela comissão julgadora, estão o impacto social gerado, a replicabilidade das ações e a originalidade dos projetos.

    A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, na noite desta quinta-feira, dia 17 de outubro em Campinas e contou com a participação de diversas autoridades e de técnicos das áreas. Representando o Município de Saltinho, estiveram presentes o prefeito Carlinhos Lisi, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Lúcia Bianquin Lisi, o vice-prefeito Helinho Bernardino, além da diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello.

    A equipe de Saltinho recebeu o “Olho d’água”, inspirado e produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

    O prefeito Carlinhos Lisi agradeceu ao Rotary, que em parceira com a Prefeitura Municipal auxiliou nos trabalhos de recuperação das nascentes, colaborando decisivamente para o sucesso do Projeto.

    O vice-prefeito Helinho Bernardino parabenizou toda a população, pela mobilização em torno do Projeto. 

    Coautora do Projeto com o Engenheiro João Francisco de Lima, a diretora de Meio Ambiente Ariella Montebello também agradeceu a participação dos alunos das Escolas Municipais e dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os Idosos, mostrando que um dos motivos do reconhecimento do projeto está no engajamento da população, que abraçou as ações, comprovando o impacto social do Projeto.

    Projeto de Nascentes

    No dia 22 de setembro de 2017 o projeto foi iniciado com a recuperação de uma nascente, localizada ao lado da Estação de Tratamento de Água “Luis Delfini”, com o plantio simbólico de 26 mudas de árvores nativas, representando os 26 associados do Rotary Club de Saltinho. Na ocasião, o plantio foi realizado pelos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino – C.I.E.M.S. “Professor Roque Névio Fioravante” e C.I.E.M.S. “Nossa Senhora Aparecida”.

    No ano de 2018, foram plantadas mais 30 mudas no mesmo local.

    Em abril de 2019, o Rotary Club de Saltinho realizou o plantio de mais 50 mudas no mesmo local e, para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em maio, foi realizada visita ao Viveiro de Mudas, com explicação no local sobre a importância da proteção de nascentes, com a apresentação de uma nascente sadia, além do plantio de mais 60 mudas (20 pelos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade do CRAS e 40 pelo Interact de Saltinho) na mesma nascente.

    Com o proposto nessa ação, a Prefeitura do Município de Saltinho através do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura, e o envolvimento do Rotary Club de Saltinho, do Interact de Saltinho e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade do CRAS visou realizar o trabalho de conscientização, pretendendo fazer com que a população, uma vez informada e envolvida na melhoria da recuperação de nascentes, percebesse a importância da conservação das matas ciliares, sendo esta ação gradativa e permanente.

  • 18/10/2019 - UNIVESP está com inscrições abertas para o Vestibular 2020

    A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu as inscrições para mais de 16 mil vagas do vestibular anual 2020, destinadas a mais de 300 municípios, o maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista.

    Serão oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

    As inscrições podem ser feitas até às 15 horas do dia 14 de novembro e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br.

    As provas ocorrerão em 01/12. O início das aulas está previsto para fevereiro.

    Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula.

    Cursos

    Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

    Saiba mais sobre os cursos: univesp.br/cursos

    Em Saltinho

    Em iniciativa da Atual Administração, a UNIVESP iniciou suas atividades em Saltinho em julho de 2018. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo, polo Saltinho, está instalada na Rua Sete de Setembro, 1734 – em frente à sede da Prefeitura de Saltinho. 

    Cronograma do Vestibular – 2020

    ·         Inscrições:  das 15h do dia 15/10 às 15h de 14/11

    ·         Isenção e redução de taxa: das 15h de 15/10 às 15h de 18/10

    ·         Resultados da redução e isenção: 30/10

    ·         Divulgação dos locais para as provas: 26/11

    ·         Aplicação da prova objetiva e redação: 01/12/2019, às 13h

    ·         Divulgação do gabarito no site do vestibular: 02/12/2019

    ·         Resultado da Prova: 20/01

    ·         Matrícula 1ª chamada: 27/01 a 29/01/2020

    ·         Matrícula 2ª chamada: 03/02/2020 a 04/02/2020

    ·         Matrícula 3ª chamada: 10/02/2020 a 11/02/2020

    ·         Início do período letivo: fevereiro de 2020

    A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 47% do território paulista.

  • 16/10/2019 - Prefeitura realizará Processo Seletivo Simplificado nº 03/2019 para Estágio em diversas áreas

    A Prefeitura de Saltinho realizará o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2019, objetivando a contratação de estagiários de acordo com a Lei Municipal 254, de 06 de novembro de 2001, alterada em 19 de março de 2009. O Poder Executivo em conjunto com o CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola concede oportunidades de estágio a estudantes de 2º grau, nível técnico e nível superior, vinculados à estrutura de ensino público e particular, de acordo com as disposições da Lei Federal 11.788/2008 e do Decreto Federal 87.497/82.

    Para informações sobre vagas e período de inscrição, acesse o Edital.

  • 16/10/2019 - Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Dia D será no Sábado

    Neste sábado, dia 19 de outubro, das 8 às 16 horas, a Sala de Vacina da Unidade Mista de Saúde de Saltinho estará de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

    O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero.

    A Campanha Nacional tem como objetivo reforçar a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cinco anos.

    Dia D da Campanha de Vacinação

    19 de outubro, das 8h às 16h

    Sala de Vacina da Unidade Mista de Saúde de Saltinho

    – Quem pode vacinar:

    Crianças de seis meses a menores de cinco anos

  • 14/10/2019 - Festa das Crianças aconteceu na Praça Central de Saltinho neste domingo

    Brincadeiras, alegria na Festa das Crianças de Saltinho

    A Prefeitura de Saltinho realizou neste domingo, 13 de outubro uma festa em homenagem ao Dia das Crianças. O evento movimentou a Praça Central. Realizada das 13 às 18h30, a Festa das Crianças proporcionou uma tarde especial aos pequenos com muita música, pipoca, algodão doce, além de diversos brinquedos para as crianças se divertirem, como tobogã inflável, cama elástica, giro radical, entre outras atrações.

    A Prefeitura de Saltinho agradece a presença das famílias que prestigiaram o evento.

  • 10/10/2019 - 7° Prêmio Ação Pela Água tem Projeto de Saltinho entre os finalistas

    Ganhadores serão conhecidos em 17 de outubro

    Uma iniciativa desenvolvida em Saltinho está entre as finalistas do 7° Prêmio Ação Pela Água. O prêmio criado em 2000 é considerado o Oscar da Água nas Bacias PCJ e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar e/ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

    Saltinho concorreu com outros 90 resumos técnicos de projetos e reportagens e agora está entre os 23 finalistas, o que já confere ao município o certificado de “Notórios da Água”.

    Todas as ações que concorrem ao 7º Prêmio Ação pela Água foram desenvolvidas com o objetivo de salientar o respeito ao meio ambiente e a gestão sustentável da água.

    O município de Saltinho concorre na Categoria I – Poder Público de municípios associados ao Consórcio PCJ, com o Projeto de Recuperação de Nascentes.

    Dentre os critérios de avaliação observados pela comissão julgadora, estão o impacto social gerado, a replicabilidade das ações e a originalidade dos projetos.

    Os ganhadores do 7º Prêmio Ação pela Água serão conhecidos durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, no dia 17 de outubro, em evento que acontecerá no Via Appia, em Campinas (SP), e receberão o troféu “Olho d’água”, inspirado e produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

    O 7º Prêmio pela Água é promovido pelo Consórcio PCJ conta com o apoio Institucional da Associação Brasileira Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Agência Nacional de Águas (ANA), ARES-PCJ, Agência de Bacias PCJ, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), do Observatório Governança da Água, Comitês PCJ, Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

  • 10/10/2019 - Cadastramento Biométrico em Saltinho. Confira as informações

    Da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Saltinho

    Visando atender os eleitores do município de Saltinho que ainda não realizaram o Cadastramento Biométrico (Biometria), no período de 14 de outubro a 14 de novembro de 2019, o Cartório Eleitoral de Piracicaba, disponibilizará esse serviço, através de um posto a ser instalado nas dependências da Câmara Municipal de Saltinho.

    Ao todo, serão três pessoas que realizarão o cadastramento, sendo um servidor do Cartório e dois servidores da Câmara Municipal.

    Serão 21 dias de atendimento ao público, com início às 09 horas e término às 16 horas, ininterruptamente.

    O atendimento será feito por agendamento através dos telefones (19) 34391707 ou 34391178.

    Na biometria – ou cadastro biométrico – a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão de sua impressão digital, sua assinatura e sua foto, para serem usados na votação e impedir que outras pessoas votem por você.

    Para a realização da Biometria, o eleitor deverá trazer um documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência (conta de água ou contrato de aluguel) atual e o título de eleitor.

    Em média serão realizados 30 cadastros biométricos por dia.

    Tabela de dias da semana

    Outubro

    Dia 14 – segunda-feira

    Dia 15 – terça-feira

    Dia 16 – quarta-feira

    Dia 17 – quinta-feira

    Dia 18 – sexta-feira

    Dia 21 – segunda-feira

    Dia 22 – terça-feira

    Dia 23 – quarta-feira

    Dia 24 – quinta-feira

    Dia 25 – sexta-feira

    Dia 29 – terça-feira

    Dia 30 – quarta-feira

    Dia 31 – quinta-feira

     

    Novembro

    Dia 05 – terça-feira

    Dia 06 – quarta-feira

    Dia 07 – quinta-feira

    Dia 08 – sexta-feira

    Dia 11 – segunda-feira

    Dia 12 – terça-feira

    Dia 13 – quarta-feira

    Dia 14 – quinta-feira

    Além da Biometria, o Cartório Eleitoral disponibilizará mais três serviços:

    - 1º Título.

    - Transferências de títulos de outras cidades para Saltinho.

    - 2ª Via do Título Eleitoral.