Projeto de Coleta Seletiva é realizado em Escola Municipal de Saltinho

Conscientizar alunos quanto a importância de reciclar o lixo (garrafas pet e embalagens plásticas) para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. Com este propósito é desenvolvido em Saltinho o projeto “Reciclagem: Recicle. Ajude. Faça o bem para o planeta”.

A ação da Escola Municipal “Nossa Senhora Aparecida” em Saltinho trabalha com os alunos do Ensino Fundamental em dez 10 meses de atividades, potencializadas com aulas de educação ambiental ministradas aos alunos. A Educação Ambiental é trabalhada pelos professores em sala de aula como um tema que permeia todas as relações e atividades escolares, buscando desenvolver-se de maneira interdisciplinar, conforme preconiza o Plano Nacional de Educação Ambiental - Lei 9795/99.

O projeto lançado em 2010, no C.I.E.M.S. “Nossa Senhora Aparecida”, funciona de maneira autossustentável dentro da escola, incluindo as ações de auxílio e conferência da pesagem e a venda dos produtos.

A participação dos alunos é fundamental

No projeto “Reciclagem: Recicle. Ajude. Faça o bem para o planeta”, os alunos levam os materiais de casa e, cada embalagem entregue, vale um ponto. Ao final do mês é realizada a somatória desses pontos, e todos os alunos que trouxeram são premiados com brindes (lápis, borrachas, canetas) adquiridos com recursos totais da venda da própria reciclagem que trouxeram. Além disso, os três alunos que trouxerem a maior quantidade de produtos para a sala recebem um prêmio extra. Após feita a média de cada sala do período, a que apresentar maior média de produtos também recebe um prêmio extra.

Semanalmente, a Escola recebe um profissional para fazer a coleta dos materiais, que são devidamente organizados. Segundo a diretora Fabiana Parolina, a Escola recolhe aproximadamente 130 quilos de material reciclável por semana, como garrafas pet, embalagens coloridas ou leitosas (amaciante de roupa, alvejante, etc).

A avaliação do projeto se dá através da observação da evolução pessoal no processo de conscientização em relação à importância da reciclagem. Também através da dedicação do aluno, compromisso, desempenho, expressão oral e textual, sua crítica, sua disciplina.